PACTO SEGURO
AS NOSSAS NOTÍCIAS
Homepage » A Comunicação eficaz e a Fidelização do Cliente
PACTO SEGURO
A Comunicação eficaz e a fidelização do Cliente
É sabido que os principais atores no grande palco dos negócios são por um lado os Clientes com desejos, necessidades e expectativas e por outro as Empresas com objetivos, soluções, produtos e serviços.
Todos nós no dia-a-dia acabamos por desempenhar os 2 papeis percebendo inequivocamente as características de cada um dos lados. E se assim é, por que razão às vezes num papel ou noutro não cumprimos com as variáveis certas? Talvez porque os vícios e os objetivos suplantam a razão.
Num universo tão competitivo com um aumento significativo de players e onde os consumidores são cada vez mais informados e exigentes, torna-se relevante acrescentarmos valor nessas relações. E de que forma o podemos fazer?
Através duma comunicação inovadora e assertiva.
Ao aplicarmos uma comunicação verbal, escrita e corporal correta temos com certeza meio caminho andado para o sucesso. E o segredo dessa comunicação passa também por uma escuta ativa do nosso Cliente. Quanto mais o ouvirmos mais características temos, para conhecer as suas necessidades, as suas preocupações, os seus desejos e sonhos.
A magia da venda começa pela descoberta (sem problema – não há venda).
Essa comunicação passa também por criar empatia, o desejo de ouvir, compreender as dores do cliente (calcem os seus sapatos) aplicando o nosso discurso com credibilidade e autenticidade com as suas preocupações. E o cliente instintivamente vai perceber isso. Estes ingredientes vão seguramente criar relações duradouras, leais e motivadoras para ambas as partes. É assim que se cria um envolvimento emocional com a vossa organização e marca.
O cliente não quer saber do nosso produto ou serviço, mas sim o que ganha ao comprá-los. Que benefícios o espera. Que valor pode acrescentar às suas necessidades. Quando o conhecer melhor releve subtilmente os benefícios e vantagens de ele adquirir o seu produto ou serviço provando com factos e até com histórias doutros clientes.
Quem não gosta de ouvir uma bela história que cola com as características do seu cliente?
As histórias são o Santo Graal da comunicação emocional, pois são a ferramenta que transforma dados e informação técnica em algo de chamativo para a vida das pessoas. Porquê? Porque as coloca no centro da comunicação. Elas são os protagonistas; são os heróis da história.
Uma história tem vários interpretes, uma narrativa com uma mensagem e um desfecho. Mas não se esqueça de a humanizar. As emoções fazem parte do sucesso duma narrativa.
Na minha atividade de seguros tenho adotado estes princípios que me têm destacado numa atividade cada vez mais concorrencial e competitiva.
Temos de ser cada vez mais como o camaleão, mudando e adaptando a cor em função dos palcos em que atuamos. Desta forma conseguimos ajustar o nosso discurso em função da personalidade e características emocionais de cada Cliente. Ou seja, temos de ser camaleónicos.
Lembrem-se que pessoas ligam-se a pessoas e que quando falamos de marcas continuamos a falar de pessoas. Sempre!