PACTO SEGURO
AS NOSSAS NOTÍCIAS
Homepage » Mais de 400 acidentes com bicicletas e trotinetes no 1º trimestre do ano
PACTO SEGURO
Mais de 400 acidentes com bicicletas e trotinetes no 1º trimestre do ano
A APS lança publicação sobre ‘micro mobilidade’ urbana numa altura em que, em Portugal, se contabilizaram mais de 400 acidentes com trotinetes ou bicicletas apenas no 1º trimestre de 2023.
A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) assinala a sua participação na Semana Europeia da Mobilidade com o lançamento de uma publicação focada em sensibilizar os jovens para os riscos e vantagens da ‘micro mobilidade’ urbana. A importância do lançamento é realçada pelos mais recentes dados divulgados pelo Centro Hospitalar Universitário de Lisboa, que registou cerca de 400 acidentes relacionados com bicicletas e trotinetes apenas no primeiro trimestre de 2023. A APS está empenhada em promover medidas que previnam e reduzam os riscos associados à ‘micro mobilidade’, visando a proteção tanto dos utilizadores quanto dos peões. O livro, intitulado “Bicicletas e trotinetes. Sim ou não?” é mais um volume da coleção “Seguros e Cidadania”, uma parceira do coletivo com as autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Para José Galamba de Oliveira, Presidente da APS, “há uma nova realidade nas cidades, em que peões, automóveis, bicicletas, trotinetes e outros meios partilham as mesmas vias, sendo por isso necessário alertar para os riscos que daí advêm e garantir a proteção dos cidadãos. Estamos muito satisfeitos com o resultado final deste livro, que decorre da preocupação que a associação tem vindo a manifestar com a mobilidade suave e com a necessidade de se clarificar o regime de seguros associado a estes novos meios”.
O livro “Bicicletas e trotinetes. Sim ou não?” aborda questões como os riscos de acidentes e a importância de cumprir as regras de segurança ao utilizar esses meios de transporte e explora tópicos como a necessidade de ciclovias, a relevância das bicicletas como alternativas ecológicas e a falta de regulamentação para esses meios de transporte. A publicação é dividida em cinco capítulos, que apresentam narrativas sobre diferentes problemáticas e incluem contextualizações históricas, informações úteis e questões para reflexão, destinadas ao ambiente educacional.
Fonte: ECO Seguros