Pacto Seguro

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

PACTO SEGURO

AS NOSSAS NOTÍCIAS

PACTO SEGURO

Seguradoras têm que aceitar atestado de incapacidade multiuso

O Supremo ao fixar a jurisprudência fixa que casos idênticos que cheguem ao supremo daqui em diante terão tratamento idêntico, mesmo que nos tribunais inferiores a decisão tenha sido outra.

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) concluiu que o atestado médico de incapacidade multiuso emitido pela junta médica tem de ser aceite e não pode ser afastado por outro tipo de prova. Segundo avançou o Jornal de Negócios (acesso pago), o acórdão publicado esta terça-feira em Diário da República fixa esta jurisprudência.

O caso que chegou aos juízes conselheiros era de uma pessoa que na sequência de uma doença grave ficou com uma incapacidade absoluta e definitiva de 76% segundo o atestado passado pela junta médica e já reconhecida pela Segurança Social. Ficava assim com incapacidade total para o trabalho e dependente de terceiros. E o contrato de seguro associado ao crédito habitação garante o direto à amortização do crédito neste caso.

Mas a seguradora contestou o pedido e exigiu a realização de uma perícia. A prova pericial realizada pelo Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses concluiu que a doença detetada causava uma incapacidade de 21,9%. Assim a seguradora recusou o pagamento alegando inexatidões nas declarações prestadas pela cliente.

Quando o caso chegou ao STJ, este deu razão à cliente. Daqui em diante, as seguradoras terão de aceitar o atestado multiuso e o nível de incapacidade determinado pela junta médica em casos semelhantes. Assim, o STJ ao fixar a jurisprudência, indica que casos idênticos que cheguem ao supremo, daqui em diante, terão tratamento idêntico, mesmo que nos tribunais inferiores a decisão tenha sido outra.

Fonte: ECO Seguros

PSSSSSSSST!

SEGURO DE VIDA CRÉDITO HABITAÇÃO

Poupe 60% no seguro de Vida que subscreveu no Banco e melhore as coberturas. Ajudamo-lo em toda esta transferência.

LIGUE JÁ!

DIAS ÚTEIS: 09H00 ÀS 18H00

DEIXE-NOS O SEU CONTACTO

Nós ligamos para si