PACTO SEGURO
AS NOSSAS NOTÍCIAS
Homepage » Seguros crescem 16%. É o melhor 1º semestre desde 2019
PACTO SEGURO
Venderam-se mais 1.000 milhões em seguros nos primeiros cinco meses do ano
A produção de seguros no 1º semestre deste ano ultrapassou finalmente os valores de 2019. Venda de seguros de capitalização e de saúde fizeram a grande diferença.
Foram vendidos mais mil milhões de euros em seguros no primeiro semestre deste ano relativamente a igual período do ano passado, sendo de prever que 2024 será o melhor ano de produção no setor dos últimos seis anos.
No total as seguradoras venderam 6.852 milhões de euros no primeiro semestre do ano (+16% relativamente ao primeiro semestre de 2023) tendo o ramo Vida crescido 24% para 3.221 milhões de euros, enquanto os ramos Não Vida subiram 10% para 3.632 milhões de euros, crescimento semelhante ao registado um ano antes.
No ramo Vida o crescimento deveu-se essencialmente aos produtos de capitalização (+17%) que este ano beneficiaram da alta das taxas de juro e oferta de produtos com rendimento garantido e pelos PPR (+59%) que também beneficiaram de uma oferta mais competitiva. Os seguros de Vida Risco, normalmente associados aos créditos à habitação e ao consumo, cresceram apenas 1%, mantendo baixos níveis de evolução positiva desde 2019.
Nos ramos Não Vida, o crescimento foi de 10% com destaque para os seguros de saúde com crescimento de 18% para 846 milhões de prémios vendidos, refletindo a contínua adesão de clientes e também o crescimento de preços em consequência do aumento de custos devidos à inflação e a um aumento da sinistralidade.
No ramo automóvel o crescimento de receitas foi igualmente de 10% para 1.234 milhões no semestre e também neste ramo se deram atualizações significativas dos prémios para compensar o aumento dos custos com sinistros devido à inflação dos preços dos prestadores de serviços.
O ramo Acidentes de Trabalho registou uma subida de 9% nas receitas para 660 milhões de euros, um crescimento relacionado com os aumentos gerais de vencimentos verificados no este ano e em 2022 para manutenção dos salários reais.
Incêndio e outros riscos, onde se incluem os seguros multirriscos, aumentou 6% para 613 milhões de euros no semestre enquanto os seguros de Responsabilidade Civil atingiram 87 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, uma subida de 5% relativamente a um ano antes.
Fonte: ECO Seguros