PACTO SEGURO
AS NOSSAS NOTÍCIAS
Homepage » Alerta para um novo Risco: Alterações climáticas subterrâneas
PACTO SEGURO
Alerta para um novo Risco: Alterações climáticas subterrâneas
Imobiliário e seguros são setores interessados. As cidades sobre-construídas estão a criar a ilhas de calor no subsolo que alteram e danificam as fundações de edifícios e infra-estruturas.
Um novo risco está a emergir e as suas consequências estão em princípio de estudo. Um artigo na revista científica Nature em julho de 2023, alertou para estudos preliminares a indicarem que em algumas cidades estão a surgir ilhas de calor no subsolo provocadas pelo desenvolvimento urbano. Na conferência Risk World que termina esta quarta-feira em San Diego, Estados Unidos, o analista de risco Dennis J. Artese revelou como pode esta nova ameaça interferir com o setor segurador.
A tese deste técnico é que as alterações climáticas subterrâneas são um novo risco emergente, aconselhando os proprietários de edifícios a reler as suas apólices para confirmar se estas cobrem perdas provocadas por essas alterações.
Estudos recentes revelam que o calor emanado de caves – principalmente onde operarem fornos -, túneis ferroviários, canais de esgotos ou cablagem elétrica de elevada potência, provoca aquecimento no subsolo, mais precisamente entre a superfície e o leito de rocha debaixo de cidades, criando ilhas de calor que podem pontualmente ser 20 graus celsius superiores ao normal e podem mesmo conservar uma temperatura estável de 1,5 graus acima do habitual.
Este aquecimento provoca alterações, assentamentos, contração e expansão na terra, areia, argila e silte, materiais que compõem o solo, causando danos nas fundações de edifícios e de infra-estruturas.
Denis Artese fala que a tradicional cobertura All Risks aplicada, pode ser o ideal para comportar este risco, exceto se este estiver previsto nas exclusões. Conclui que a apólice pode não dar a resposta esperada perante este novo risco que proprietários de edifícios, corretores e seguradores vão começar a enfrentar.
Fonte: ECO Seguros