PACTO SEGURO
AS NOSSAS NOTÍCIAS
Homepage » Seguros de Acidentes de Trabalho é uma prioridade para trabalhadores de Plataformas Digitais
PACTO SEGURO
Seguros de Acidentes de Trabalho é uma prioridade para trabalhadores de Plataformas Digitais
Na audição parlamentar, estafetas das plataformas digitais referem que uma das suas principais preocupações é estarem desprotegidos em caso de acidente de trabalho.
A falta de proteção em caso de acidente está entre as preocupações comuns aos estafetas e motoristas TVDE, assim como a inexistência de uma tarifa mínima, longas jornadas de trabalho, concorrência que consideram desregulada, trabalho não declarado e a falta de fiscalização, referem os testemunhos deixados numa audição parlamentar aberta a trabalhadores das plataformas digitais no Parlamento promovida pelo Bloco de Esquerda.
“Tanto para os estafetas como para os motoristas TVDE a questão dos seguros de acidente de trabalho é uma matéria que tem de estar em cima da mesa”, sintetizou Paulo Machado, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP), sindicato da CGTP.
Manuel Sousa, estafeta no Porto, partilhou o seu testemunho, revelando a importância de cobertura em caso acidentes de trabalho, “no dia 2 de janeiro fiquei debaixo de um camião da VCI, na mota, à beira do nó das Antas. Estive mês e meio em casa sem ganhar um cêntimo”. “Eu preferia trabalhar legal, com Segurança Social, com seguros de acidentes de trabalho, mas tinha de ganhar o suficiente para isso tudo”, acrescenta.
Para Marcel Borges, advogado e membro do movimento Estafetas em Luta, devido à falta de instalações físicas, “não temos onde reclamar e a quem reclamar. Falamos com uma máquina e 90% das respostas não vêm”. E quando há um acidente os “seguros também são coisas só teóricas, que não existem”.
Fonte: ECO Seguros